Veja por que usar um chatbot em seu e-commerce

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Veja por que usar um chatbot em seu e-commerce

Com o avanço da tecnologia e das diferentes formas de consumo atuais, o cliente também mudou bastante o jeito como interage com as empresas. Hoje, por exemplo, esperar muito para ser atendido ou para ter uma reposta sobre qualquer tipo de dúvida já não é bem-aceito pelos consumidores. Por isso, pensar no chatbot em e-commerce é uma ótima solução.

Caso você não saiba o que são os chatbots, aí vai: eles são a união perfeita entre o chat online e a inteligência artificial dos robôs. Ou seja, essa ferramenta é capaz de ler, responder e, principalmente, interagir com humanos — no caso, seus clientes — por meio de mensagens de texto online. Incrível, não é?

Com tanta praticidade que os chatbots oferecem, é realmente válido pensar em usar a tecnologia em favor do seu negócio. Quer saber mais motivos para investir na ideia? Confira!

Otimizam o atendimento

Imagine que você tem à disposição dos consumidores uma equipe com 50 pessoas para atenderem as demandas que venham via chat online. Mas esse número de colaboradores não é suficiente, por exemplo, em períodos de grande movimento, como a época do Dia das Mães, Black Friday, Natal etc. Como fazer então para não deixar os clientes esperando?

Com a ajuda dos chatbots! Eles são capazes de responder às perguntas básicas e mais simples sem precisar da ajuda dos seus funcionários. O que auxilia bastante a não sobrecarregar a sua equipe e deixar os colaboradores focados apenas nos casos mais complexos e que exijam, de fato, a atenção de um humano.

E isso ainda permite a você economizar, pois não precisará contratar mais mão de obra para o atendimento online do seu e-commerce.

Aumentam bastante a abrangência

Se você tem considerado aumentar os canais de atendimento aos clientes, mas estava pensando em como fazer isso sem investir muito, mais uma vez, optar pelo chatbot é uma ótima opção para o seu negócio. Pense que você pode ampliar o contato com os consumidores em plataformas como as redes sociais, e-mail, telefone etc.

Os bots são perfeitos para essas tarefas e, de novo, você não precisará perder tempo e dinheiro na busca por mais profissionais que façam esse trabalho. A equipe pode ser bem mais reduzida e dar conta de todas as solicitações sem problema algum!

Ao mesmo tempo em que você consegue expandir o seu atendimento, reforça a sua presença em todas as esferas disponíveis na internet. Não se esqueça de que as mídias sociais, por exemplo, fazem parte do dia a dia da vida dos brasileiros e são um dos canais mais poderosos de vendas e de aproximação com os clientes — e isso vale também para a área de seguros, viu?

Mostrar que você está bem-preparado para atender os consumidores nas mais diferentes plataformas é, com certeza, mais um sinal de credibilidade, confiança e sofisticação para o seu negócio!

Permitem o atendimento 24 horas por dia

Esse é, sem dúvidas, um dos grandes diferenciais dos chatbots. Estar online 24 horas por dia é ter a certeza de poder atender o seu cliente quando ele precisar. E vale lembrar que, com o ritmo acelerado da vida das pessoas hoje em dia, é comum que muitas compras de produtos ou serviços aconteçam fora do horário normal de expediente, que costuma ser das 9h às 18h.

Então, ampliar esse atendimento é ganhar e fidelizar mais clientes, que se sentirão muito bem-atendidos por você. Mesmo que algumas solicitações sejam um pouco mais complexas, o fato do consumidor ser respondido quando ele quer já conta bastante e faz o seu negócio saltar à frente da concorrência, viu?

O resultado disso é o aumento das suas vendas e uma melhor experiência para o cliente que, diga-se de passagem, vai adorar saber que não precisa esperar até o dia seguinte para entrar em contato com você! A personalização desse atendimento também faz parte e envolve ainda mais o comprador, que se sentirá especial e bem-cuidado pela sua empresa.

Recuperam inadimplentes

E o que dizer desse outro benefício que o chatbot em e-commerce é capaz de trazer? Enquanto a sua equipe está trabalhando para melhorar o atendimento dos clientes e cuidando de casos que demandam mais atenção, os bots podem se antecipar e ir tentando contado com os consumidores inadimplentes.

Assim, você não perde nada, muito pelo contrário, eles serão aliados fundamentais aos seus funcionários que têm como objetivo principal conseguir negociar com os compradores que estão em falta com a sua empresa. Às vezes, o chatbot pode até mesmo fazer todo o processo de negociação sem problema algum e de um jeito fácil e descomplicado!

Aqui ainda vale ressaltar que o chatbot pode atuar fortemente na renovação de contratos e serviços. Muitas vezes, o cliente só precisa dar uma confirmação para seguir com você, e o bot faz essa tarefa de um jeito superágil!

Reforçam o retargeting

Outra ótima vantagem no uso de chatbot é a forma como eles potencializam o retargeting, ou seja, se mostram presentes depois de uma pesquisa feita pelo cliente sobre o produto ou serviço que ele precisa naquele momento. Nessa situação, é importante ressaltar que a tecnologia ajuda mais do que você imagina!

Portanto, é realmente vantajoso apostar nos bots também como aliados perfeitos nessa tarefa, agindo como verdadeiros lembretes para que o cliente volte para o seu e-commerce e, quem sabe, finalize a compra daquilo que ele precisa.

Como você pôde notar, a tecnologia pode e deve ser uma parceira para alcançar os seus objetivos, principalmente, no que se refere a presença da sua marca na web. Lembre-se de que são muitos os concorrentes nos tempos de hoje e conseguir um diferencial no atendimento ao cliente é um dos melhores caminhos para tê-los sempre com você.

Então, usar o chatbot em seu e-commerce é um passo importante e que deve ser explorado ao máximo, mas sempre com muita atenção e inteligência, viu? Não adianta ter a ferramenta à sua disposição e não saber exatamente como usá-la da melhor maneira possível. É preciso entender de que forma ela vai ajudar você, combinado?

E aí, gostou das dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude com que mais pessoas conheçam os chatbots!

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