8 práticas para aumentar a arrecadação anual de seu negócio

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8 práticas para aumentar a arrecadação anual de seu negócio

Aumentar a arrecadação anual é um objetivo de praticamente qualquer empresa. Um faturamento maior pode simbolizar uma operação mais bem-sucedida e, especialmente nos anos em que são feitos muitos investimentos, é um indicador mais fiel do sucesso comercial do que o lucro.

A arrecadação anual, ou receita bruta, não é o mesmo que o lucro anual da empresa. Ela é calculada com a soma de todos os valores que entraram no fluxo de caixa da companhia ao longo do ano pela realização da sua atividade comercial. Já o lucro é a receita menos a soma de todos os custos e impostos.

Neste artigo, selecionamos 8 práticas que podem ser adotadas para aumentar a arrecadação anual em um negócio. Conheça todas!

1. Conquiste mais clientes

A forma mais simples de aumentar a receita bruta é investindo na conquista de mais clientes. Normalmente, isso será feito com um investimento maior em publicidade e divulgação dos produtos e serviços da empresa.

Em negócios com setores de marketing amadurecidos, é usual que já exista um cálculo pronto para o custo de aquisição de clientes (CAC) médio, o que facilita o dimensionamento do investimento necessário para conquistar mais consumidores.

E apesar da tendência de que o CAC fique maior à medida que a oferta de potenciais clientes é reduzida pelo próprio sucesso da empresa, é possível explorar novas técnicas de divulgação e vendas e tecnologias inovadoras para minimizar esse custo.

2. Aumente o valor do ticket médio

Uma outra forma de conseguir uma arrecadação anual maior é maximizando o ticket médio da empresa. O ticket médio é a média de quanto cada cliente gasta por evento de compra, uma métrica especialmente valiosa para o varejo.

As técnicas para aumentar o ticket médio envolvem uma ampliação da oferta com base nas demandas do cliente. E as duas principais formas de fazer isso são o upselling e o cross-selling.

O upselling consiste em sugerir ao consumidor um produto ou serviço superior em substituição ao que ele está considerando no momento. É como quando uma operadora de telefonia sugere um plano com mais internet, ou quando o atendente do fast-food pergunta se o cliente quer uma batata maior.

Já o cross-selling é a oferta de produtos suplementares ao que está sendo comprado ou já foi adquirido pelo consumidor. No fast-food, é quando o atendente sugere uma sobremesa, ou quando a operadora de telefonia oferece um seguro para o telefone do cliente.

3. Maximize a retenção

Também é possível conseguir uma arrecadação maior com uma retenção maior dos clientes. Normalmente será bem mais barato prolongar o relacionamento com o consumidor do que investir tudo na aquisição de novos clientes.

Um público fidelizado realizará novas compras ao longo do ano e, assim como os novos clientes, vão contribuir positivamente para os resultados financeiros anuais da organização. E em sistemas que envolvem pagamento recorrente, como seguros ou assinaturas de serviços, a retenção é extremamente importante para o sucesso da empresa.

4. Ajuste os valores dos produtos e serviços oferecidos

Uma das ferramentas que uma empresa tem à disposição para alterar a sua arrecadação anual é o ajuste dos preços de produtos e serviços oferecidos.

Mas é um erro acreditar que apenas inflacionar os valores pode resultar em uma ampliação da receita bruta: muitas vezes esse ajuste pode causar a perda de clientes e diminuir o faturamento.

Ainda que essa decisão consiga efetivamente aumentar o lucro em um período curto, ela pode corroer a base de consumidores e se tornar insustentável no longo prazo.

E, apesar de ser um evento mais raro, o ajuste de preços para baixo com a intenção de ampliar a base de consumidores também deve ser feito com cuidado: mesmo se aumentar a arrecadação anual, essa medida reduzirá os lucros e pode resultar em prejuízos, se for feita de forma inconsequente.

5. Adote soluções de pagamento inteligentes

Ofereça diversas formas de pagamento para os seus clientes e não corra o risco de perder uma venda por não ser capaz de aceitar o meio de pagamento de um consumidor.

Mesmo a melhor estratégia de marketing e as técnicas de venda mais eficientes podem ser desperdiçadas se no momento final da conversão o cliente simplesmente não tiver um meio adequado para efetivar a compra.

Ter uma solução de pagamentos inteligente pode simplificar esse processo, automatizar burocracias e garantir que todas as compras sejam finalizadas com sucesso.

6. Tenha uma política de cobranças estruturada

Em qualquer negócio que ofereça assinaturas de serviços, compras no prazo e pagamentos recorrentes, existe um risco real de inadimplência dos clientes. E uma forma de aumentar a arrecadação é minimizando essa inadimplência com uma política de cobranças bem estruturada.

É importante desenvolver técnicas para lembrar os clientes de pagamentos atrasados de forma automatizada, antes que isso se torne um problema maior, e pensar de forma estratégica quais são as formas mais eficazes de negociar dívidas e recuperar o prejuízo causado pelos inadimplentes.

Com uma política de cobranças bem estruturada e aliada a uma ferramenta de automação, é possível também reduzir os custos de uma operação de cobranças e maximizar a sua eficiência financeira.

7. Otimize os processos de vendas

Além de servir para reduzir os custos operacionais, a otimização dos processos de vendas da empresa podem resultar em mais conversões e, consequentemente, uma arrecadação bem maior.

Invista em treinamentos e capacitações para a equipe de vendas e também em softwares que vão automatizar a parte burocrática do trabalho, o que estimulará a produtividade do setor, potencializando a operação.

Com um processo de vendas otimizado, a empresa consegue vender mais com menos custos, aumentando não apenas o faturamento, como muito provavelmente os lucros.

8. Escale a operação com novas lojas e equipes de vendas

O crescimento da operação é uma tendência natural para empresas bem-sucedidas. Mas pode ser um desafio escalar o negócio, especialmente quando isso envolve a abertura de novas lojas e a ampliação da equipe de vendas.

Quando uma empresa amplia seus pontos de vendas, é esperado que a sua arrecadação anual aumente, mas existe um custo para desenvolver a operação e, em um primeiro momento, esse investimento pode superar a receita bruta.

Por isso, é crucial ter um bom planejamento estratégico desenvolvido sob uma análise mercadológica para guiar a expansão do negócio. Dessa forma, além da arrecadação anual maior, o lucro também crescerá.

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