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Boleto online: você sabe como funciona?

A diversificação das opções de pagamento é uma estratégia eficaz, principalmente se o objetivo é reduzir a inadimplência em negócios de cobrança recorrente e também melhorar a experiência de compra dos clientes. Entre as alternativas que podem ser disponibilizadas, está o boleto online.

O boleto é um título de cobrança emitido por uma instituição bancária, chamada de cedente, e enviado para o titular da cobrança, o sacado, com o valor a ser quitado, a data de vencimento, os locais credenciados para recebimento e também as instruções para pagamento caso haja o vencimento.

Basicamente, o boleto é um título que, após quitado, permite a continuação do processo de compra ou liberação dos serviços contratados. Essa forma de pagamento é vantajosa devido às diversas formas de quitá-la, como casas lotéricas, Correios, bancos e internet banking. Conheça mais dessa solução a seguir.

Como funciona o boleto online?

O boleto bancário online é gerado pela instituição cedente que o envia para o sacado, normalmente por e-mail, com todas as informações para que o consumidor identifique as informações de pagamento, banco, valores e datas.

Atualmente, também é possível que o titular da cobrança possa ele mesmo emitir o boleto online a partir de aplicativos vinculados à empresa prestadora de serviço, o que facilita o processo de pagamento.

Após quitado, o banco recebe o valor, podendo demorar até quatro dias úteis para ser compensado. Posteriormente, a instituição financeira credita o valor na conta da empresa responsável pelo fornecimento do produto ou serviço, de acordo com o período de compensação estipulado em contrato e já com os débitos da taxa de serviço devida ao banco.

Existem dois tipos de boletos, o registrado e o não registrado. As modalidades são distintas e impactam os custos operacionais de manter essa opção de pagamento. Entenda cada uma delas a seguir:

  • boleto não registrado: nestes casos, a taxa cobrada pelo banco refere-se apenas aos boletos quitados pelos clientes, descontando o valor da taxa de serviço quando o pagamento for repassado para a empresa;
  • boleto registrado: nestes casos, a empresa paga cada boleto emitido, mesmo que o cliente não realize o pagamento. Apesar do custo maior, os serviços bancários para este tipo de título inclui auxílio em processos de inadimplência.

A escolha pode ser feita pela empresa de acordo com o volume de boletos emitidos. Caso seja uma quantidade elevada, é possível negociar com o banco taxas mais interessantes. Ter uma estimativa do número de boletos emitidos mensalmente é um ponto de partida importante para decidir qual modalidade é mais vantajosa.

Quais os benefícios dessa forma de pagamento?

Após entender como funciona o pagamento com boleto online, é relevante entender quais as vantagens de atuar com esse tipo de recurso. Conheça a seguir as principais vantagens para as empresas.

Solução mais econômica

Como o boleto online é emitido diretamente em aplicativos e sites ou enviado por meios eletrônicos, ele possui um custo menor para o cliente.

A economia também deve-se às menores taxas de emissão, que são normalmente fixas e com porcentagem muito menor do que as das maquininhas de cartão, por exemplo. Com tais características, os boletos são mais econômicos para as empresas, garantindo uma margem de lucro mais elevada e estável.

Compensação mais rápida

Enquanto em algumas formas de pagamento online, como o cartão de crédito, a compensação pode demorar até 30 dias depois da quitação, no caso dos boletos o repasse para a empresa ocorre em menos tempo. Esse fator torna o fluxo de caixa mais dinâmico, aumentando a segurança financeira do negócio e as possibilidades de investimentos.

Engajamento do cliente

Atualmente, as empresas que atuam com pagamentos recorrentes podem contar com aplicativos e ferramentas próprias para que os clientes emitam os boletos online, visualizem o histórico, entre outros recursos que aumentam o engajamento com a marca.

Essa alternativa permite ainda a diversificação das formas de atendimento e relacionamento com o cliente, melhorando a experiência de compra e a fidelização.

Atendimento mais completo

O boleto bancário é uma alternativa mais segura e também já bastante consolidada de pagamento, o que faz com que agrade diferentes perfis de clientes que se sentem contemplados nas opções disponibilizadas pela empresa.

Com isso, há uma segurança maior em atender com qualidade e segurança um número maior de pessoas, visto que nem todos têm cartões de crédito e débito, por exemplo.

Maior margem para negociação

Uma vez que as taxas de emissão de boletos são mais baixas, o gestor tem maior margem para negociar descontos com os clientes, proporcionando uma experiência mais agradável e satisfatória e também criando soluções que visem à redução da inadimplência.

Uma alternativa é oferecer descontos para os pagamentos em boleto cadastrados no débito automático ou mesmo para clientes que quitarem o débito antes do vencimento, o que aumenta as chances de adimplência.

Segurança nas transações

Apesar de as transações online serem cada vez mais seguras, o pagamento com cartões ainda implica alguns riscos de fraude para o lojista, enquanto o boleto apresenta-se como uma alternativa bastante eficaz. Além disso, como os clientes não precisam inserir dados pessoais e bancários, há uma redução dos custos com ferramentas de segurança e antifraude.

Existem vantagens para os clientes?

Além de todos os benefícios que destacamos para as empresas, há também vantagens para os clientes. A seguir, apresentamos algumas delas que podem, inclusive, ser mostradas aos consumidores:

  • aumento da segurança da transação;
  • garantia de que os dados pessoais não serão roubados;
  • autonomia para emitir o boleto e pagar no internet banking;
  • diversidade dos locais nos quais o pagamento pode ser efetuado;
  • possibilidade de descontos para quitações em dia.

Assim, muitas das vantagens para os lojistas refletem-se também como benefícios para os clientes, que podem usufruir dessa modalidade de pagamento sem riscos.

Como o boleto ajuda a reduzir a inadimplência?

Entre as diferentes vantagens de adotar o boleto online, pode-se citar a possibilidade de reduzir a inadimplência, principalmente se o gestor desenvolver estratégias com esse objetivo.

Com um aplicativo próprio, a empresa pode dar autonomia para que o cliente mude o dia de vencimento, emita o boleto com antecedência, emita segunda via, entre outros serviços, sem precisar solicitar essas alterações a um atendente. Outra possibilidade é avisar, via SMS ou notificação, da proximidade do vencimento, lembrando o cliente sobre o pagamento.

É fundamental que as empresas, principalmente as que atuam com pagamentos recorrentes e precisam administrar a inadimplência e as cobranças, tenham soluções inteligentes de quitação. A facilidade para pagar é um diferencial que impacta diretamente o caixa do negócio.

O boleto online é uma opção prática, econômica e segura, portanto, vale a pena conhecer mais dessa alternativa. Para continuar informado e recebendo novidades sobre o tema, assine nossa newsletter!

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