Entenda como chatbots podem melhorar o mercado de seguros

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Entenda como chatbots podem melhorar o mercado de seguros

A tecnologia está modificando a maneira como os consumidores realizam suas compras e, principalmente, como se relacionam com as empresas. Diante dessa nova realidade, é fundamental investir na transformação digital, integrando essas soluções ao modelo de negócio.

Assim, é possível modernizar e automatizar uma série de processos internos, o que garante mais eficiência e produtividade para a operação. Afinal, uma gestão competente e enxuta precisa manter o foco na redução de custos, na racionalização de recursos e no crescimento das receitas.

Essa transformação também deve atingir as seguradoras, que podem utilizar essas tecnologias de maneira inteligente ― visando sempre um atendimento mais ágil, o incremento nas vendas e o aumento da rentabilidade.

Nesse sentido, os chatbots se destacam no mercado, pois são capazes de produzir resultados bastante positivos no contato com os clientes e, por isso, já fazem parte de muitas estratégias comerciais ― que costumam abranger anúncios, campanhas de marketing e ações de retargeting.

Assim, é preciso entender melhor o que são os chatbots e como utilizá-los no dia a dia. Vamos lá?

O que são chatbots?

Os assistentes virtuais, também chamados de chatbots, são softwares que oferecem um atendimento mais personalizado ― por meio da integração de aplicativos de mensagens e plataformas de comunicação mobile.

Esses sistemas permitem uma maior interação entre as empresas e seu público-alvo, com respostas em tempo real. Os chatbots podem estar incorporados aos principais canais de relacionamento com o cliente — contact center, site e diversos apps (incluindo o Facebook Messenger, o Twitter e o Skype).

Ao utilizar um chatbot, o consumidor consegue direcionar o serviço de acordo com as suas necessidades. Por meio de APIs (Application Programming Interface), o software coleta e envia informações que podem ser úteis para esse usuário.

De fato, os chatbots são capazes de alavancar as vendas, além de contribuir significativamente durante as intervenções de pós-vendas. Isso acontece, uma vez que o cliente tem uma experiência mais agradável com o software ― que proporcionam um suporte ágil, prático e seguro.

Quais são os motivos para a implementação de chatbots?

Existem diversos motivos que justificam a implementação dos chatbots. Dentre os mais importantes, estão:

1. Agilidade no atendimento

A agilidade no atendimento é um dos itens mais percebidos pelos clientes e também é uma das principais razões para o uso dos chatbots. Na verdade, com esse sistema, é possível diminuir muito as filas de espera.

2. Redução de custos

A redução de custos vem do enxugamento das centrais de relacionamento, uma vez que os chatbots são programados para identificar as dúvidas mais comuns e respondê-las imediatamente. Desse modo, é possível diminuir os gastos com a folha de pagamento, com terceirizações e com infraestrutura.

3. Competitividade

Com a melhoria na qualidade do atendimento e com a redução das despesas operacionais, a empresa ganha competitividade perante seus concorrentes diretos e indiretos.

4. Adequação

Muitos consumidores já preferem os contatos feitos por meio de troca de mensagens, evitando telefonemas ou e-mails. Por isso, é fundamental adequar a operação a esse novo comportamento.

5. Disponibilidade

Com os chatbots, é fácil oferecer um atendimento 24 h. Desse modo, todos os usuários podem ter seus problemas resolvidos, a qualquer momento.

6. Engajamento

O relacionamento com os clientes precisa estar entre as prioridades de empresários e gestores, pois é indispensável para a ampliação do market share e o fortalecimento da imagem corporativa. Nesse sentido, implementar um chatbot pode ser uma maneira de personificar a empresa e aumentar o engajamento com os consumidores.

Como chatbots podem melhorar o mercado de seguros?

O mercado de seguros apresenta um enorme potencial de transformação digital ― visando o aperfeiçoamento das rotinas internas, a captação de novos clientes e uma interação mais dinâmica com esse público-alvo.

Nesse contexto, vale ressaltar que os chatbots garantem um aumento nas taxas de retenção, graças à agilidade e à efetividade desses contatos.

Além disso, o sistema pode oferecer produtos e soluções alinhados ao perfil de cada usuário, criando novas oportunidades de venda.

Outro ponto importante a ser citado, é o crescimento do número de atendimentos realizados em um mesmo período ― o que contribui para a evolução de diversos indicadores de desempenho.

Logo, é preciso explorar todas as funcionalidades dos chatbots para empresa, sendo que existem muitas opções desenvolvidas especialmente para otimizar todas as etapas da jornada de compra do consumidor de seguros. Dentre as mais aplicadas, estão:

Apresentação de planos e serviços

O chatbot pode ser utilizado para fornecer detalhes sobre as ofertas disponíveis e esclarecer as principais dúvidas dos clientes, antes mesmo da contratação do seguro. Em geral, os questionamentos envolvem coberturas, franquias, indenizações e vistorias.

Cotação online e contratação de seguros

Além das informações iniciais, o chatbot também é capaz de realizar cotações online ― de modo que o usuário possa escolher a proposta que melhor supra as suas demandas e então, feche o contrato.

Caso o consumidor prefira o atendimento humano para concluir a transação, é possível integrar o chatbot à central de relacionamento, para que um operador dê continuidade ao processo.

Registro e acompanhamento de sinistros

Outro serviço que os chatbots oferecem é o registro e o acompanhamento de sinistros. Pelo sistema, o segurado pode encaminhar todos os dados necessários, além de enviar fotos ou vídeos. Além disso, esse cliente também consegue acompanhar os desdobramentos da ocorrência, de forma automatizada.

Pronto atendimento

Os chatbots conseguem atender imediatamente diversas situações. Essa assistência permanente garante mais conveniência e tranquilidade para os usuários.

Cadastro de prestadores de serviço e corretores

A realização ou a atualização de cadastros de prestadores de serviço e corretores, também podem ser feitas por meio dos chatbots. Nesse caso, o software coleta as informações pertinentes e regulariza a base.

Dessa maneira, fica evidente a importância dos chatbots para empresa e que a implementação dessa tecnologia deve ser parte de um planejamento mais amplo ― que englobe o monitoramento dos principais KPIs (Key Performance Indicators), a escolha do software ideal e a definição de metas de curto, médio e longo prazo.

Por fim, vale lembrar que a presença digital já é uma exigência para que as seguradoras se mantenham sólidas, diante da concorrência e de um mercado em constante evolução.

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