Como criar valor para os clientes do seu negócio?

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Em meio a um cenário de competitividade crescente, empresas de todos os tamanhos acabam procurando novas maneiras de criar valor para os clientes. Mas essa ideia pode ser bastante abstrata para muitas pessoas, porque o valor das coisas nem sempre se resume ao seu preço ou à sua utilidade, apenas.

O valor pode significar uma série de coisas diferentes para cada consumidor, de maneira consciente ou não, na hora de se decidir pela compra de um produto ou serviço.

Então, como sair da subjetividade e criar mais valor que seja percebido pelos clientes na prática? Listamos aqui algumas dicas importantes que você pode aplicar para atingir esse objetivo e alcançar melhores indicadores de lucratividade e satisfação dos consumidores. Acompanhe!

Como criar valor para os clientes da sua empresa?

É possível apostar em diversas estratégias a fim de criar valor para o cliente, considerando algumas características do consumidor nos dias de hoje, que é muito mais crítico e exigente do que era há alguns anos. Mas não há motivo para se preocupar: gerar mais valor para o cliente também resulta em mais valor para sua marca.

Reduza o esforço e o gasto de tempo do consumidor

Essas são vantagens fáceis de se reconhecer: quanto menos esforço, melhor. Economizando tempo, melhor ainda!

Uma prática muito positiva é, quando possível, optar por um sistema de pagamento recorrente. Além de benefícios para a gestão da inadimplência, o pagamento recorrente se reverte em ganho de praticidade para o usuário, que não precisa fazer esforço para pagar regularmente as suas assinaturas.

Esse tipo de sistema é especialmente útil para alguns serviços de assinatura pela web ou quando existe a cobrança de mensalidade, como clubes, associações, escolas, cursos, entre outros.

Quando a cobrança recorrente é usada, os usuários se preocupam menos com o pagamento, apresentam menores índices de abandono dos serviços e continuam clientes por muito mais tempo.

Na hora de emitir uma segunda via de boleto, por exemplo, o sistema facilita as coisas para o cliente, que não precisa pedir a emissão de uma nova via. Basta acessar uma página na web ou aplicativo da plataforma de pagamento para obter um boleto atualizado.

Todas esses fatores de praticidade e utilidade são maneiras de criar valor para os clientes, com excelentes ganhos também para as empresas, que ganham em agilidade e eficiência.

Priorize as necessidades dos clientes

Colocar as necessidades dos clientes em primeiro lugar pode ter vários significados: investir em um serviço de qualidade, resolver rapidamente as reclamações que surgem nos canais de atendimento, oferecer produtos e serviços em constante processo de melhorias e primar pela qualidade sempre.

Se antecipar às novidades e oferecer mais comodidade também trabalham em seu favor, ajudando a construir uma reputação positiva por meio dos seus clientes satisfeitos. Tudo isso ajuda a fidelizar o seu público e fortalecer a imagem da sua marca, agregando valor mediante uma reputação positiva.

Pense nas suas relações enquanto cliente. Como gostaria de ser atendido? Qual é o nível de qualidade que gostaria de ter quando consome e gasta o seu dinheiro? Pois é assim que o seu consumidor se sente. Quando essa expectativa é cumprida, a empresa está no caminho certo para agregar valor e se tornar cada vez mais competitiva.

Priorizar os clientes também passa por antecipar as suas necessidades. Já pensou em oferecer opções de garantia estendida, seguros e outros serviços agregados? De quebra, você ainda melhora seu ticket médio e aumenta progressivamente a arrecadação mensal da empresa!

Entenda o funcionamento do seu trabalho e da empresa

Parece óbvio, mas é bom reforçar a importância de estar profundamente envolvido nos fluxos e processos da sua empresa. O próprio entendimento de como é o funcionamento das coisas já traz excelentes insights sobre como gerar mais valor e engajamento dos seus clientes.

Ao compreender o impacto do seu trabalho na percepção de valor do consumidor, você tem uma visão melhor do que pode fazer para otimizar e ampliar esse quadro. Quando surge um problema a ser resolvido, fica mais fácil chegar a uma solução simples e criativa. Se uma oportunidade aparece, você tem mais agilidade para colocá-la em prática.

Por outro lado, pense que não conhecer a fundo o funcionamento da sua empresa pode representar um obstáculo à criação de valor para o cliente. Entenda como tudo funciona e você já está um passo adiante nesse sentido.

Estude e se capacite continuamente

Estudar e aprimorar sua capacitação profissional significa estar sempre atualizado em relação às melhores práticas e soluções que agregam mais valor para os clientes do seu negócio.

A prática do dia a dia ensina bastante, mas renovar constantemente seus conhecimentos técnicos ao mesmo tempo em que se coloca o networking em dia também é fundamental. O fator social é importantíssimo para crescer e descobrir novas maneiras de valorizar o seu trabalho.

A vida profissional está cada vez mais dinâmica, e as tecnologias não param de evoluir, em um ritmo que se acelera constantemente. Estar sempre em busca de atualização e capacitação é uma excelente forma de acompanhar a evolução do mercado, garantindo mais valor para os seus clientes.

Invista na experiência de compra

O ato de comprar deixou de ser apenas isso há um bom tempo, e se tornou uma experiência que é bastante valorizada pelas pessoas na hora de decidir onde gastar o seu dinheiro.

Todo o ambiente descontraído e festivo, o conforto e entretenimento que compõe o ambiente típico dos shopping centers é um excelente exemplo de como a experiência de compra é importante para criar mais valor para os consumidores.

No e-commerce, invista em recomendações precisas de produtos relacionados, atendimento ao cliente com suporte tecnológico, facilidade no processo de compra e de pagamento, enfim, tudo que torne a experiência do consumidor mais relevante e agradável.

Além disso, ter uma loja virtual adaptável para todos os tipos de dispositivos, utilizando um site responsivo, é mais do que recomendável para otimizar a experiência de compra — é imprescindível!

E aí, gostou dessas dicas de como criar valor para os clientes? Ao aplicá-las será possível gerar novas oportunidades para o seu negócio e trazer mais competitividade para a sua empresa! Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais, certamente será útil para outros gestores também!

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