Conheça 7 benefícios de um site responsivo para o seu cliente

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Conheça 7 benefícios de um site responsivo para o seu cliente

Atualmente, ter um site responsivo deixou de ser um diferencial de mercado e tornou-se uma necessidade para as empresas que desejam manter a relevância diante dos clientes e maior visibilidade na internet. Perante esse novo cenário, atualizar-se é imprescindível.

De fato, uma pesquisa da Mary Meeker revelou que usuários de smartphone consultam o aparelho em média 150 vezes por dia. Isso significa que o uso de dispositivos móveis tem aumentado em duas frentes: em relação ao número de pessoas com acesso e também à frequência de uso.

Esse cenário torna o investimento em mobile essencial para que as empresas continuem relevantes para esses consumidores. O perfil do público está diferente e cada vez mais interligado com preferências relacionadas com a experiência no smartphone, assim, para vender e se relacionar com o cliente é preciso investir nesse canal.

Portanto, é essencial investir em um site responsivo e no conceito de mobile first, no qual o foco inicial do desenvolvimento e design é direcionado aos dispositivos móveis.

Confira, a seguir, 7 benefícios possíveis com o investimento no site responsivo!

1. Atender novas demandas do público

Os novos comportamentos de consumo indicam que os clientes estão cada vez mais aptos a manter todo o processo de compra nos meios digitais. Assim, ao investir em um site responsivo o primeiro benefício refere-se à capacidade do negócio de atender essas novas demandas do público.

De acordo com pesquisas do Think with Google, 91% dos usuários pesquisam informações no smartphone enquanto realizam outras tarefas. Dessa forma, a usabilidade no celular é um diferencial, quando comparado com o desktop ou mesmo o notebook, devido a esse uso simultâneo.

Ainda que o público esteja mais predisposto a utilizar os canais digitais móveis para tarefas diversas, o investimento em mobile é apenas de 5%, o que indica a grande necessidade das empresas se adequarem a essas novas demandas.

2. Promover uma experiência de compra positiva

Outra razão pela qual o investimento em um site responsivo é benéfico para a empresa e o cliente diz respeito à experiência do usuário, ou user experience (UX). De acordo com o mesmo relatório do Google, 82% dos usuários de smartphones consultam os dispositivos enquanto estão em lojas escolhendo produtos. Entre eles, um em cada dez usuários altera a decisão de compra devido à pesquisa.

Assim, uma vez que a empresa não pode lutar contra essa tendência, ela deve preocupar-se em proporcionar uma experiência de compra positiva e que inclua a etapa de descoberta e consideração da jornada de compra. Ou seja, momentos nos quais o cliente ainda está realizando pesquisas para obter informações sobre o produto e não interessado em finalizar uma compra.

Um site que preze pela experiência do usuário deve privilegiar uma usabilidade em dispositivos móveis que não seja prejudicada pelo canal usado pelo consumidor, além de permitir e facilitar fases como conversão, fechamento do pedido, acompanhamento da entrega e pós-venda por qualquer canal, mobile ou não.

3. Proporcionar uma jornada de compra digital

A experiência de compra positiva está diretamente relacionada com a possibilidade de a empresa fornecer uma jornada de compra totalmente digital, portanto, que contemple desde a descoberta até o pós-venda.

Dessa forma, todas as ações devem poder ser realizadas nos dispositivos móveis com segurança e praticidade, pois quando o usuário fizer pesquisas, a empresa será uma opção real para ele concretizar o pedido.

A empresa deve analisar qual é o melhor tipo de conteúdo para o público-alvo considerando os recursos disponíveis no mobile. Assim, a jornada será de fato digital, sem etapas presenciais que possam prejudicar a experiência esperada pelo cliente.

4. Ter um bom ranqueamento nos sites de busca

Atualmente, o Google e os outros mecanismos de busca consideram o critério “site responsivo” para o ranqueamento das pesquisas realizadas pelos consumidores. Dessa forma, investir em um site mobile impacta diretamente as possibilidades de ranquear melhor nesses motores de busca.

Quanto mais bem posicionado o site no Google, mais chances de aumentar o tráfego, ter mais visibilidade online e atrair mais clientes. Para o consumidor, por sua vez, um site responsivo entre os resultados exibidos facilita a navegação e a experiência da pesquisa.

5. Melhorar o relacionamento com o cliente

Proporcionar um melhor relacionamento com o cliente também é uma das vantagens conquistadas por investir em um site mobile. De acordo com 69% dos consumidores, a percepção em relação a marca é impactada pela qualidade, timing e relevância das mensagens.

Para atender esses critérios, portanto, é essencial que as campanhas realizadas, seja de anúncios, mídias sociais, e-mail marketing ou outras, contemplem a experiência mobile. Com isso, o bom relacionamento com o cliente, que afeta a retenção e fidelização, é impactado pela capacidade do site de oferecer uma navegação relevante por meio dos dispositivos móveis.

6. Facilitar a atualização com o site responsivo

Entre as possibilidades atuais de integração está a de disponibilizar aplicativos com conteúdo de sites responsivos, de forma que o app represente apenas uma interface, entretanto o conteúdo se mantém no site.

Com essa tecnologia as necessidades de atualização de software do iOS ou do Android são reduzidas, sendo que as mudanças podem ser realizadas diretamente na página do site. Esse recurso evita a demanda recorrente por novas versões do app.

7. Manter um fornecedor com expertise

Um aspecto importante de quando a empresa deseja adotar um site responsivo é a escolha de um fornecedor com expertise tanto na tecnologia necessária para realizar essa atualização quanto no segmento de atuação, conhecendo melhor as demandas e particularidades relacionadas com o negócio.

Dessa forma, escolher e manter um fornecedor com expertise e que possa trazer as atualizações para a empresa, promovendo melhorias e tornando todo o processo ainda mais prático é um benefício proporcionado por esse tipo de investimento.

Com um parceiro com esse foco, a empresa pode direcionar os esforços para a área de atuação dela e deixar que profissionais capacitados estudem as melhores possibilidades de investimentos e otimizações a partir do escopo desejado.

Por mais que a popularização dos smartphones tenha feito com que muitos profissionais acreditassem que o desenvolvimento de um site responsivo fosse algo banal, a análise mais aprofundada das necessidades de cada empreendimento torna essencial uma escolha mais criteriosa do fornecedor visando alcançar os benefícios listados anteriormente.

Nem sempre um site adaptado para o mobile fornece a experiência necessária para atender as demandas dos clientes. Quer Mais dicas de negócios digitais? Assine nossa newsletter e fique atualizado!

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