Marketplace de seguros: por que você deve adotar um?

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Marketplace de seguros: por que você deve adotar um?

A venda de seguros pela internet tem se consolidado e já é uma possibilidade real e lucrativa de investimento. Já os marketplaces, surgidos no Brasil em 2012, também ganham mais visibilidade e tornam-se um negócio em expansão. Então, por que não unir duas ideias que deram certo? Esse é objetivo do marketplace de seguros.

Tentando entender como esse modelo de negócio funciona? Para ajudá-lo, vamos explicar a seguir o que é um marketplace, como essa solução funciona e quais são as vantagens dela. Confira!

O que é um marketplace?

Um marketplace é um local que reúne diferentes vendedores em torno de uma marca já consolidada no mercado. Assim, as grandes lojas virtuais disponibilizam suas “vitrines” para vários lojistas em troca de uma porcentagem sobre as vendas.

Exemplos de marketplaces existentes no Brasil são Americanas, Shoptime, Walmart, Amazon e outros. Com isso, pequenos e médios vendedores podem comercializar os produtos nesses portais consolidados, o que proporciona diversas vantagens, principalmente para iniciantes, que ainda não têm muita visibilidade.

Como funciona um marketplace de seguros?

Agora que você já entendeu o que é um marketplace, pode estar se perguntando: mas e no ramo de seguros, como funciona?

Um lojista interessado em vender seguros, mas que não conta com um capital elevado, não vai conseguir fechar parcerias com grandes seguradas, o que inviabiliza diversificar os serviços e produtos disponíveis.

O marketplace de seguros é justamente o canal que torna possível que o lojista tenha acesso a uma vasta gama de produtos. O que acontece é que o marketplace, quando renomado, fecha parceria com várias seguradoras grandes e tem disponível um grande leque, que inclui produtos de viagem, de roubo de celular, garantia estendida, proteção financeira, educacionais etc.

Assim, quando o lojista estabelece uma parceria com o marketplace de seguros, ele tem acesso a esses vários produtos que só seriam disponibilizados para empresas maiores. A partir disso, o empreendedor consegue expandir o mix de produtos e melhorar a rentabilidade do negócio.

De forma geral, essa opção é responsável por oferecer diversos produtos de seguros em um só lugar, facilitando o processo e viabilizando que pequenos e médios empresários possam diversificar os produtos sem depender de parcerias diretas com grandes seguradoras, o que é inviável para esse perfil de empreendedor.

Quais são as vantagens de adotar um?

Existem várias vantagens para que um empresário dedicado à venda de seguros para o consumidor final utilize um marketplace de seguros. A seguir, listamos 7 benefícios de investir nessa solução. Confira!

Baixo custo

O primeiro diferencial que pode ser destacado ao firmar parceria com um marketplace de seguro refere-se ao baixo investimento inicial necessário. Ao iniciar um e-commerce, por exemplo, diversos gastos serão demandados, como plataforma, segurança, ferramentas, marketing etc.

Ao optar pela parceria com o marketplace, entretanto, todos esses processos e estruturas estão prontos, sendo que o vendedor precisa apenas firmar a parceria, estabelecer qual comissão será paga e já pode iniciar as vendas por esse canal.

A manutenção do negócio também o torna mais interessante, pois o vendedor de seguros poderá contar com um receita recorrente, sem ter custos operacionais elevados para continuar ativo.

Visibilidade

Outro aspecto importante do marketplace refere-se à visibilidade proporcionada para a marca, sem que o lojista precise ter custos relacionados a marketing e publicidade, pois todas essas questões já estão estabelecidas na loja parceira.

Dessa forma, é possível impactar clientes que estão pesquisando por esse tipo de produto na internet e confiam de fechar negócio com uma grande empresa.

Atendimento ao cliente

Um elemento que gera um alto custo e também trabalho nas lojas virtuais é o atendimento ao cliente, pois é necessário desenvolver um SAC e mantê-lo em funcionamento. No marketplace de seguros, esses processos são desenvolvidos pela empresa responsável.

O pós-venda da área de seguros pode ser bastante dispendioso, mas quando associado ao marketplace, ele já tem toda a estrutura e equipe para realizar esse tipo de atendimento, proporcionando facilidade e economia para o lojista parceiro.

Diversificação do público

Em um e-commerce, o lojista está sempre buscando novas estratégias para atrair o público o poder aumentar as chances de venda. No caso dessa solução, essa preocupação não é necessária e não prejudica as vendas.

Com o fato de os seguros serem um produto que gera renda recorrente, muitos clientes adquiridos permanecem anos na base da loja, gerando uma receita todo mês para o lojista. O marketplace proporcionará a visibilidade necessária para que a atração e a venda ocorram, sendo que o lojista deve apenas manter o consumidor.

Outro aspecto relevante é que, conforme se solidifique, o lojista poderá diversificar também os produtos oferecidos, aumentando o potencial de sucesso do negócio.

Estrutura adequada

Um marketplace já tem toda estrutura desenvolvida para atender ao lojista e ao cliente final. Assim, diversos processos e ferramentas que demandariam trabalho e investimentos já estão inclusos quando você estabelece uma parceria desse tipo.

Processos relacionados à diversificação das formas de pagamento aceitas, segurança dos dados dos clientes, emissão de nota fiscal, acompanhamento do pedido e outras já estão estruturados e funcionando.

Fidelização de clientes

Outro aspecto possível é aumentar as chances de fidelização de clientes ao proporcionar uma experiência de compra agradável e completa. Para tal, é importante investir em formas de relacionamento com o consumidor, como encaminhando conteúdos que sejam do interesse dele e relacionado ao produto que você vendeu.

É possível impactar muito mais consumidores em um marketplace, mas é importante que haja uma estratégia de fidelização com os clientes a fim de conquistá-los, agregar valor à experiência e mantê-los ativos, o que inclui a compra de outros produtos do mix disponível.

Aumento das vendas

Graças à visibilidade e estrutura possíveis com o marketplace de seguros, os lojistas conseguem obter um aumento expressivo das vendas. O aumento da receita também é viável, pois com os pagamentos recorrentes é possível aumentar o Lifetime Value, fazendo com que um cliente continue ativo com a marca por mais tempo.

Fatores como ter mais possibilidades de pagamento disponíveis, vender em uma loja renomada e ter processos que transmitam segurança para o cliente também estão diretamente relacionados às maiores chances de fechar negócios.

Atuar com um marketplace de seguros é um grande diferencial para um empreendedor que quer expandir e consolidar as vendas online. Gostou dessa ideia? Entre em contato com nosso time de especialistas e saiba mais!

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