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Seguro viagem: incremente os serviços de sua agência!

A alta competitividade do setor de turismo torna fundamental que empreendedores busquem a diversificação do escopo de serviços e produtos oferecidos em agências de viagem. Entre as soluções que podem entrar na vitrine está o seguro viagem, uma alternativa vantajosa para vendedor e clientes.

A venda de seguro viagem permite que a empresa aumente a lucratividade dela e também mantenha a relevância frente ao público. A seguir explicamos melhor que serviço é esse, como comercializá-lo e quais as vantagens de trabalhar com ele.

O que é um seguro viagem?

O seguro viagem é uma solução que tem como objetivo cobrir despesas médicas e imprevistos que possam ocorrer durante a viagem. Entre as coberturas previstas por esse tipo de proteção estão os custos médicos, hospitalares e odontológicos.

Esse serviço também pode cobrir outras questões, como orientação em caso de perda ou roubo de documentos, cobertura de despesas relativas ao cancelamento ou mudança da viagem, ressarcimento para voos atrasados, translado de corpo, regresso sanitário e outros.

Uma confusão comum refere-se às diferenças entre seguro e assistência viagem. Apesar de o objetivo de ambos os serviços ser o mesmo, a distinção está na forma de ressarcimento. Com o seguro o cliente deverá arcar com as eventuais despesas que apareçam durante a viagem e, posteriormente, solicita o reembolso junto à seguradora mediante apresentação das notas fiscais originais. No caso da assistência, uma rede de prestadores estará à disposição do viajante, que poderá utilizá-la caso seja necessário.

Em diversos países o seguro viagem é obrigatório para garantir que o turista tenha condições de pagar por despesas médicas caso seja preciso. O Tratado de Schengen, por exemplo, reúne 27 países da Europa que exigem uma cobertura mínima no valor de 30 mil euros para todos os turistas. Países de outras regiões também podem exigir o serviço, como é o caso de Cuba e Austrália.

Qual a importância do seguro viagem?

Disponibilizar o seguro viagem em uma agência de turismo é importante tanto para quem vende quanto para quem compra. Como vimos, existem diversas garantias importantes que são inclusas no serviço. Destacamos a seguir a importância para ambas as partes:

  • para a agência: ao oferecer o seguro garante-se a oferta de um serviço mais completo para o cliente, visto que muitos países exigem esse recurso para permitir a entrada do turista. Destaca-se também a relevância da agência preparar o viajante para qualquer imprevisto, garantindo que um cliente não tenha problemas que não consiga solucionar durante a viagem;
  • para o cliente: no momento de planejar a viagem, poucas pessoas pensam nos imprevistos que podem acontecer, entretanto, estar preparado para eles proporciona mais segurança e tranquilidade para o turista, além de que, em alguns casos, trata-se de uma exigência do país de destino que deve ser cumprida.

Por tais razões, comunicar sobre o seguro já quando o cliente está pesquisando sobre a viagem é uma forma de a agência mostrar que está apta e preparada para todos os tipos de suporte que o consumidor deseja ter ao viajar. Além disso, é importante preparar o consumidor para os custos totais que ele terá.

Quais os benefícios de vender o seguro viagem?

Para a agência de turismo que opta poder vender o seguro viagem existe uma série de vantagens relacionadas ao incremento dos serviços oferecidos ao cliente que vão refletir na lucratividade e solidificação do negócio. Entre os benefícios podemos destacar:

  • fidelização do cliente ao apresentar uma solução de viagem mais completa e segura;
  • atendimento às exigências dos países, fazendo com que o cliente não enfrente problemas no local de destino;
  • aumento da segurança do cliente durante a viagem, tanto no aspecto físico quanto no financeiro, garantindo que não haja despesas imprevistas que inviabilizem a estadia pelo período esperado;
  • receita adicional possível pelo comissionamento da venda de valor superior devido à inclusão do seguro.

Todos esses fatores fazem com que a venda de seguro viagem seja relevante para a agência que deseja fazer um atendimento e suporte mais completo. Caso o cliente precise desse serviço para o destino e não possa contar com a agência, ele vai procurar uma concorrente que ofereça essas vantagens.

Portanto, a competitividade e relevância da agência dependem de o negócio conseguir abarcar todas as demandas do cliente durante o planejamento e realização da viagem e também ter um pós-venda eficiente, garantindo que o consumidor consiga ter acesso ao serviço, se precisar.

Quais estratégias usar para vender?

Uma agência de turismo que pretende iniciar a venda de seguro viagem pode adotar diversas estratégias para alavancar as vendas desse serviço. A seguir destacamos algumas delas:

  • ofereça o seguro para pessoas que vão fazer viagens nacionais ou internacionais. O seguro também pode ser muito útil dentro do próprio país, portanto, aponte os benefícios desse serviço;
  • lembre o cliente da obrigatoriedade do seguro para viagens em diferentes destinos, tantos os países europeus como alguns outros que também pedem esse recurso, ainda que em um valor menor que os adeptos do Tratado de Schengen;
  • atente o cliente a respeito dos custos médicos do país para o qual ele pretende viajar, pois apesar de inesperados, problemas de saúde podem acontecer em qualquer lugar;
  • uma vez que o seguro pode ser adquirido até a véspera do embarque, invista no pós-venda e lembre o cliente sobre a importância desse serviço.

Ao vender o seguro, lembre-se de explicar claramente ao cliente em quais situações ele poderá ser usado, como ele pode acioná-lo no outro país e a importância de ler atentamente os termos e condições do serviço.

Como disponibilizar esse tipo de serviço?

Apesar de ser um serviço muito interessante de ser adicionado ao escopo da agência de viagem, muitos empreendedores esbarram em questões burocráticas devido ao fluxo de caixa insuficiente para negociar com grandes seguradoras.

Nesses casos, uma opção para oferecer esse plano no seu negócio é associar-se a um marketplace de seguros no qual o empreendedor assina o contrato via API ou compartilhamento de tela, com a fornecedora que já possui os contratos com as grandes seguradoras, o que torna o serviço mais completo e com maior cobertura.

Com essas etapas já é possível iniciar a venda de seguros e receber comissões referentes a essas vendas sem precisar preocupar-se com questões burocráticas. Enquanto o marketplace fica responsável pelas fases operacionais da transação, o empreendedor pode dedicar-se apenas às estratégias de vendas.

A venda de seguro viagem é uma alternativa para diversificar e incrementar os serviços disponíveis na sua agência e oferecer um atendimento mais completo e eficiente ao cliente. Quer saber mais como fazer uma parceria com um marketplace de seguros? Entre em contato com nossos especialistas!

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